Sign Painters

Data

23/07/2015

Diante da efemeridade da publicidade e do design, nos mantemos passivos em relação à informação que salta, a todo tempo, diante dos nossos olhos. São jornais, cartazes, popups e comerciais que daqui a um dia ou menos serão substituídos por outras novidades. Enquanto isso, a arte perene dos pintores de letreiros e placas publicitárias busca no emocional de uns poucos “mecenas” uma sobrevida. É sobre isso que trata o documentário Sign Painters, de Faythe Levine e Sam Macon.

O movimento criado por esses artistas atingiu seu ápice no início do século XX, mas o agenciamento criativo, a automatização e o barateamento da produção, acabaram por enfraquecê-lo. Neste momento surge o grupo The Letterheads. Com início em 1975, o grupo compartilha conhecimento técnico, divulga e mantêm viva a tradição até hoje. O documentário é claramente feito para gerar um sentimento de compaixão para com os artistas, e nessa intenção, acabaram deixando de fora algo importante: o que leva alguém a contratar um sign painter em 2015?

Com belas sequências de imagens e depoimentos de sign painters de quinze diferentes cidades estadunidenses, o documentário mostra a beleza e as atuais dificuldades dessa profissão. Não importa se quem fala é um senhor simples que trabalha por trocados ou um grande estúdio que conseguiu seu espaço no meio das mídias rápidas ― o discurso é o mesmo: eles têm plena consciência de que o que fazem é arte, desprezam as máquinas plotter, o computador e a placa de PVC. Apesar disso, não trocariam o que fazem por nada. É fácil ouvir um tom de orgulho na fala deles, algo que não se espera de quem faz parte de uma realidade decadente. Não se espera, mas se compreende.

É com uma parcela de culpa ― uma espécie de pecado original imanente ao design ― que escrevo esta resenha, mas espero que sirva como o início de um debate sobre a valorização da arte, da produção manual e do que é duradouro.

Mais informações:
Site oficial com o documentário disponível em streaming:
signpaintersfilm.com

Site do grupo The Letterheads:
theletterheads.com

Imagens:
typetoken.net
instagram.com/sign_painters

BÉLGICA