Healthy Planet School Early Years Healthy Planet School Early Years
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ficha técnica

  • cliente

    Nehru World School
  • projeto

    Healthy Planet School Early Years
  • ano

    2022/2023
  • local

    Noida / Índia
  • arquitetura

    vir.mueller
  • fotografia

    Andre J Fanthome e coleção /STUDIOMDA e Healthy Planet School
  • descrição

    O projeto arquitetônico da Healthy Planet School Early Years em Noida, Índia, desenvolvido por vir.mueller, intencionou ser um verdadeiro refúgio do agitado mundo exterior para seus alunos, crianças de 12 meses a 8 anos, seus professores e familiares. O edifício é organizado como um conjunto de ‘células’ orgânicas – espaços de aprendizagem centrados em torno de um pátio. Usando tijolos expostos, concreto e terrazzo colorido como materiais primários para o projeto, a arquitetura mantém uma presença serena, mas robusta. O maior desafio desse projeto foi conceber um sistema de wayfinding tão impactante e totalmente integrado à sua belíssima arquitetura. Nossa inspiração foi o conceito de “casulo” utilizado pelos arquitetos – um ambiente que, por definição, tem função de proteger e acolher. Ele foi traduzido para o sistema de sinalização nas palavras transformação, pertencimento e singularidade.

    Os elementos do sistema se destacam-se por sua personalidade, com formatos geométricos não convencionais, com camadas de compensado de madeira deslocadas e sobrepostas e com aplicações de diferentes opacidades de coloração e verniz. As composições geram movimento e um criativo gradiente com padrões cromáticos que codificam os andares e valorizam a textura do material. O sistema gráfico foi estrategicamente elaborado para enfatizar a sensação de conforto, delicadeza e aconchego do casulo. Os pictogramas, muitas vezes, assumem a tridimensionalidade, e fazem uso das mesmas camadas deslocadas, proporcionando às pessoas uma experiência visual verdadeiramente envolvente.

    Além de guiar e informar, a solução também foi planejada para gerar curiosidade e interação com os pequenos aprendizes em fase inicial de desenvolvimento. Dessa forma, além da sinalização na altura dos adultos, alguns itens especiais e lúdicos são aplicados na altura das crianças, buscando conexão e surpresa, como os pictogramas de sanitários infantis e uma abertura no painel indicativo da sala de aula que guarda um elemento inesperado que ali for escondido.

    A abordagem da comunicação espacial contribui para a atmosfera de acolhimento e inspiração da HPS, refletindo a missão e os valores da Instituição. Como resultado, a experiência torna-se memorável e transformadora, gerando emoção em todos que a vivenciam.