ficha técnica
-
cliente
Hospital Moinhos de Vento -
ano
2020/2021 -
local
Porto Alegre / RS / Brasil -
fotografia
André Bastian e Leonardo Lenskij -
descrição
Em 2018, iniciou-se um aprofundado processo para substituição dos sistemas de sinalização existente do complexo do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, RS. Contando com um campus de 100.000m2 de área construída, além de unidades de apoio na região. A partir do entendimento do público, contexto histórico, levantamento das rotas, dificuldades e complexidades inerentes ao dia-a-dia de uma grande instituição de saúde, foi montada uma estratégia ambiciosa para simplificar o ambiente e trazer conforto aos seus usuários. O novo sistema de wayfinding tem foco em oferecer ferramentas para que as pessoas possam circular de forma segura, independente e intuitiva dentro dos seus espaços, transformando o que é complexo em simples, aliviando stress e ansiedade com intuito de melhorar a experiência das pessoas nesse ambiente.
O ponto de partida para a conceituação do novo sistema de wayfinding foi a busca por simplificar. Com esse objetivo, desenvolvemos um padrão único de codificações, com a reorganização das nomenclaturas de acessos e prédios. O objetivo foi explorar os códigos alfanuméricos e com padrões cromáticos, em repetição sistemática, trazendo um sequencial de informações que guiam as pessoas, acolhendo e guiando, sem gerar dúvidas em pontos de decisão. Na parte externa, totens de grande porte exercem a função de informar e apresentar mapas que dão ideia geral do campus e suas conexões entre blocos e acessos. O design sóbrio, sem deixar de ser amigável, tem projeto gráfico cuidadoso, reduzindo ao máximo as informações, através de pictogramas e códigos. Com a premissa de universalidade, o sistema conta com sinalização acessível e bilíngue, traduzida em elementos com alta legibilidade e contraste.
Em uma implementação de alta complexidade, o novo sistema de wayfinding para o Hospital Moinhos de Vento tem seguido um plano com faseamento, seguindo a estratégia de substituir de forma contínua os sistemas antigos, iniciando pelas áreas com fluxos de público externo e de grande circulação. A execução gradual de um projeto dessa envergadura nos permitiu analisar e estudar as especificidades de cada espaço e operação, sendo possível compreender como adaptar a estratégia e conceito globais a cada uma delas de forma individualizada. Por se tratar de uma instituição com funções de diferentes configurações e graus de relevância e complexidade, a implantação do sistema tem potencial de impactar toda a comunidade que faz parte daquele contexto, desde os pacientes, acompanhantes, visitantes, empresas terceirizadas até uma melhor performance dos serviços de seus colaboradores e corpo clínico, buscando facilitar a circulação e compreensão de fluxos, além de reforçar a reputação e reconhecimento de qualidade da marca da instituição, e sua busca constante por inovação e excelência.