Gruuthusemuseum Gruuthusemuseum

ficha técnica

  • cliente

    Musea Brugge
  • projeto

    Gruuthusemuseum
  • ano

    2019
  • local

    Bruges / Bélgica
  • arquitetura

    NoA Architecten
  • fotografia

    /STUDIOMDA Bélgica
  • descrição

    Em 25 de maio, um dos mais importantes monumentos de Bruges reabriu suas portas após uma grande reforma. O palácio da cidade dos Lordes de Gruuthuse apresenta muitas histórias do fascinante passado da cidade. Esta rica história é explorada através de uma lindíssima coleção de tapeçarias, pinturas, documentos de arquivo, rendas e prataria. A coleção estende-se do século XV ao XIX, da metrópole comercial da Idade Média à revitalização do século XIX e da cidade do Patrimônio Mundial da UNESCO de hoje.

    O museu está alojado no que já foi o palácio da cidade de Lodewijk – ou Louis – de Gruuthuse. Sua fortuna familiar era baseada na venda de “gruut”, uma mistura de ervas que era amplamente usada para a produção de cerveja. Ele realizou muitas melhorias em seu palácio ao longo dos anos, incluindo a adição de uma capela de oração com vista para o coro do vizinho Onze-Lieve-Vrouwekerk.

    No final do século XIX, o palácio foi transformado no cenário de um novo museu histórico. O novo pavilhão do museu na praça interna foi construído para abrigar as bilheterias e informações sobre Musea Brugge.

    Inspirados na moderna arquitetura do pavilhão e suas linhas retas e surpreendentes, desenvolvemos o sistema de pictogramas e setas para o wayfinding. Por ser uma cidade turística conhecida mundialmente, o sistema externo conta com 6 línguas e o interno com 3.

    Na sinalização externa, houve a utilização dos mesmos materiais e acabamentos do pavilhão para a integração do novo projeto global. Desenhamos um mapa sofisticado para auxiliar os visitantes no entendimento dos locais de compra de tickets, sanitários e acesso ao museu e ateliers.

    Na parte interna, a sinalização teria que atuar em conjunto com a cenografia, dentro das salas de exposição. Dessa forma, buscamos solução básica para guiar os visitantes pelas salas, seguindo a rota sugerida. Integrada à arquitetura, respeita o ambiente, sempre estando presente.

    No hall de entrada principal, elementos especiais apresentam o museu e fornecem informações práticas para a visita, incluindo o uso de audioguides.

    Ganhador do Prêmio Portimão de Museu – Museu mais acolhedor da Europa
    EMYA (Prêmio Europeu de Museu do Ano) 2021

    https://faro.be/blogs/monique-verelst/gruuthusemuseum-en-hof-van-busleyden-vallen-de-prijzen-op-emya-awards

    museabrugge.be/volumes/virtualtour/Gruuthusemuseum/index.htm