Basiliektoren Basiliektoren
Basiliektoren Basiliektoren

ficha técnica

  • cliente

    Teseum Museum
  • projeto

    Basiliektoren
  • ano

    2023
  • local

    Tongeren / Bélgica
  • arquitetura

    Architectenbureau Michel Janssen
  • fotografia

    Carlo Prearo
  • descrição

    A Basiliektoren, situada em Tongeren — cidade mais antiga da Bélgica, faz parte de um complexo monumental composto pela antiga e imponente Catedral da cidade, seu sítio arqueológico e o Museu Teseum. Nossa intervenção foi implementada para a recente inauguração da torre que, pela primeira vez, foi aberta à visitação pública, permitindo aos visitantes explorar sua rica história e apreciar vistas únicas.

    O sistema de wayfinding foi cuidadosamente projetado para integrar-se ao ambiente histórico e, ao mesmo tempo, oferecer orientação clara e eficiente. Respeitando o contexto arquitetônico da torre, desenvolvemos soluções que harmonizam visualmente, reduzindo a interferência e preservando a experiência visual autêntica do espaço.

    Para atender à diversidade linguística da Bélgica, a mensagem textual foi desenvolvida em quatro idiomas, com o holandês em destaque, seguido por francês, alemão e inglês. A hierarquia tipográfica foi estrategicamente aplicada para garantir comunicação acessível e funcional. Com foco na clareza e simplicidade, optamos por reduzir o conteúdo textual, substituindo-o por elementos gráficos intuitivos — como mapas, pictogramas e codificações visuais — que orientam os visitantes de maneira prática ao longo dos 290 degraus de escada que leva até o topo.

    As peças de sinalização seguem uma paleta cromática neutra, coordenada com os elementos metálicos das novas escadas e mobiliários da cenografia, criando uma integração natural. Em pontos estratégicos, setas na cor laranja indicam o percurso, suavizando a sensação de confinamento nas áreas mais estreitas e oferecendo conforto no deslocamento. Elementos circulares, aplicados de forma gráfica e acolhedora, proporcionam acolhimento e cuidado, em um trajeto que demanda esforço físico, mas recompensa com a observação do movimento das engrenagens dos conjuntos de sinos, seus sons, além do acesso a vistas excepcionais da cidade e arredores.

    O sistema de wayfinding não só facilita a circulação dos visitantes, como também amplia a conexão emocional com a história da cidade e a torre da catedral. Oferece uma experiência de navegação acessível e intuitiva, que respeita e enaltece a essência da visita, tornando a visita à Basiliektoren uma jornada imersiva e inesquecível.